Abertura emocional masculina!?



Abertura emocional tem haver com você falar sobre seus medos, assumir que tem problemas, sofrer por suas perdas, colocar pra fora o que está engasgado e que não consegue dizer. Não é necessário chorar ou se sentir um coitado por isso!


Ao escolher falar sobre o que está lhe incomodando lá dentro, no seu íntimo, você não se torna menos homem por isso. Quando um homem escolhe se abrir emocionalmente os que lhe querem bem de verdade não vão fazer pouco disso, e se alguém se abrir emocionalmente com você, pergunte por que ele está falando isso , o que ele está passando ou sentindo.


Quando pensamos sobre o por que os homens não falam, vemos o homem sempre se impondo, se colocando em posição de poder e liderança, sempre dando a palavra final, então perguntamos : Como assim os homens não falam? O que eu mais ouço são vozes masculinas se posicionando!?


A questão é que segundo o Fred Mattos, psicólogo clínico e escritor, "existe uma diferença entre falar e se revelar de fato. Então quando um homem fala verbalmente ele está ocultando várias camadas de profundidade emocional que ele tem." A fala masculina tem que sustentar uma imagem. E expressar o que tem dentro, no pensamento masculino, pode colocar em check sua força virilidade ou autoridade. Mas esse pensamento não surge a toa já que desde pequeno a partir de uma certa idade, quando um menino corre pra abraçar o coleguinha, é ensinado a dar as mãos, bater no ombro ou qualquer outro tipo de comprimento que não tenha tanto contato ou expressão de sentimentos, mas sim que demonstram força, controle, virilidade e interna, tenta diminuir o que se sente.


A importância de vivermos em sociedade é que a coletividade, o lidar com o outro, socializar é o que nos torna humanos e podemos aprender a ser mais ou menos afetivos de a cordo com as experiências que vivenciamos. Se o menino não tem ao seu redor homens que exercem funções de cuidado carinho ou de educar ele cresce acreditando que esse não é o seu papel, então é natural que pensem que isso não é pra ele, que não aprendam a cuidar dos outros e até de si mesmos.


Você sabia que 1 em cada 4 homens de até 17 anos de idade afirma se sentir solitário sempre! E 37% deles nunca conversou com ninguém sobre o que significa ser homem. (Fonte: Zooma Inc. - 2019) Será que esses meninos estão tendo referenciais saldáveis para compreender e expressar sua masculinidade?


O movimento de abertura emocional masculina faz com que homens formados ou em formação entendam seus sentimentos, percebam que é possível se desenvolver junto como sociedade e que não existe uma guerra entre homens e mulheres onde um tem que se impor sobre o outro. Através da abertura emocional os homens podem entender que a masculinidade vai além da ideia de preferencia sexual, de espelhar modelos inadequados de homens abusivos, e podem escolher ser o homem que eles quiserem ser ter suas metas e objetivos independente de estar ou não de acordo com determinado modelo masculino, pois isso não vai interferir na sua masculinidade.


Exercite sua abertura emocional com seus pais, parentes e amigos, mas se não se sentir a vontade ou se perceber que não existe clima pra isso, se precisa falar mas não sabe com quem conversar, você pode falar comigo ! Se torne membro e tenha acesso gratuito ao nosso espaço lá você poderá contar suas experiências, enviar suas dúvidas, compartilhar suas superações ou decepções.


Se você quer levar esse assunto para sua escola, grupo ou comunidade estamos realizando palestras e aulas on line ou se ainda quiser realizar uma sessão de desenvolvimento pessoal, aproveita que a sessão experimental é gratuita e é só chamar no chat, telegram ou e-mail para agendar seu horário.


E então,


Vamos conversar?


Tô te esperando!


Bjos!


Amor e paz


20 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo