POR QUE OS HOMENS NÃO FALAM?


Desde pequeno os homens foram criados com uma imagem de masculinidade baseada na força, na virilidade, no sustento da casa e manutenção. É aquela velha história enquanto o homem sai pra trabalhar a mulher cuida da casa; enquanto o homem pega no arado e cuida do gado a mulher fica em casa cuidando dos filhos, e nessa imagem de masculinidade não há espaço para expressar sentimentos e emoções, porque "homem não chora" lembram?. Essa, ainda hoje, é a criação que os meninos recebem desde pequeno.

Esta imagem que vem embutida no inconsciente do homem desde a sua infância, faz com que eles tenham a tendência a trancafiar os sentimentos dentro do seu corpo, não conseguindo expor ou "não podendo" colocar pra fora o que estão passando pois são proibidos de demonstrar sensibilidade e fragilidade, o que os levam a estarem sempre competindo o tempo todo, em todo momento tem que provar a sua força e virilidade, provar que é "macho", lutar pela sua honra e não podem "levar desaforo pra casa". Tudo isso faz com que o homem não fale e nem exponha suas dúvidas, anseios ou sentimentos.

Como o homem não tem o hábito de expor as suas angustias, não aprendeu a colocar pra fora o que está lhe incomodando no seu íntimo, ele não desenvolve a habilidade de identificar os seus sentimentos, ou seja não consegue nomeá-los, perceber de onde está vindo suas angustias. Como seus sentimentos estão trancados no profundo do seu íntimo, o homem não consegue perceber exatamente de que se trata aquele sentimo, o que está motivando sua tristeza, raiva ou rancor e sem saber do que se trata não tem como falar expor ou questionar.

Esta falta de habilidade faz com que o homem desenvolva uma outra linguagem para se comunicar, que é justamente a linguagem da força e da agressividade. Para manter sua honra intacta os homens matam e morrem, dados do Ministério da Saúde mostram que 83% das mortes por acidentes e homicídios no Brasil tem o homem como vítima. O principal problema é que essa agressividade não se limita apenas na relação entre os homens e acabam sendo refletidas e utilizadas dentro de casa, com seus filhos e companheiras, tudo pelo fato de não expor o que está sentindo, suas angustias são transformadas em linguagem de força e agressividade.

Ainda encontramos nos dados do ministério da saúde que a taxa de homens que cometem suicídio chegam a ser quatro vezes maior do que das mulheres, ou seja é tanto sofrimento guardado que chegam a dar cabo da própria vida quatro vezes mais que as mulheres. Além disso os homens passam por uma série de outros problemas e dificuldades, vejam só: cerca de 30 % dos homens enfrentam problemas relacionados ao sexo como ejaculação precoce ou disfunção erétil e não falam a respeito disso!

Outro exemplo: Quando um homem é molestado sexualmente sexualmente, leva até 20 anos para conseguir falar pela primeira vez com alguém sobre seu problema. Então mesmo diante de tantos problemas e dificuldades os homens não falam dos seus problemas, não demonstram fragilidade, mas 17 % deles lidam com algum nível de dependência alcoólica, pois apenas três em cada dez homens possuem o hábito de conversar sobre seus maiores medos e dúvidas.

Os homens sofrem mas sofrem sozinhos e calados !



Vamos conversar!?


Bjos !


Amor e paz!


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo