Qual a sua identidade?


Quando falamos de crise de identidade, logo nos vem a mente pessoas com características sociais específicas como por exemplo: adolescentes em fase decisiva de escolhas, pessoas após termino de relacionamentos intensos ou que perderam empregos que eram praticamente vitalícios. Porém, ao contrário do que pensamos,ela pode nos alcançar em qualquer fase da vida.


Conhecer a sua identidade é o aspecto mais importante de um indivíduo, é ela que nos torna seres únicos. Cada um apresenta características distintas uns dos outros e essa diferenciação está relacionada com a história de vida e meio social em que cada um está inserido.


Pra você ter uma ideia, se pegarmos dois irmãos gêmeos e submetê-los a mesma situação de desafio por exemplo, cada um irá reagir de maneira específica diante do que lhe foi proposto, de acordo com suas crenças, habilidades e características comportamentais.


A construção da identidade é um processo contínuo pois ao longo da vida iremos sempre nos deparar com situações que colocarão nossas crenças em cheque, requisitarão outras habilidades que não temos bem desenvolvidas ou exigirão de nós comportamentos que não fazem parte do nosso perfil comportamental.


Tais circunstâncias podem ocorrer a qualquer momento em nossas vidas, e são valiosas pois a todo tempo nos reestrutura e prepara para um mundo que vive em constante transformação. Erik Erikson, um grande psicanalista estudioso do tema afirma que a crise de identidade é quando podemos explorar intensamente as diferentes maneiras de olhar para si mesmos.


Mas a questão é: e quando passamos a nossa vida olhando e nos espelhando na vida dos outros ? Ou vivendo as determinações que outras pessoas impõem pra nós? Aceitando o que os outros dizem que somos? Quando fazemos isso, potencializamos e ampliamos os nosso períodos de crises, pois deixamos de olhar para dentro e nos reconhecermos como seres existenciais.


Se você já passou ou está passando por um período de crise de identidade ou se já conseguiu se descobrir enquanto ser existencial, e quiser compartilhar e discutir conosco a respeito do assunto, registre-se e vá para o Nosso Espaço de socialização contribuindo e estimulando reflexão do tema e o desenvolvimento mútuo.


Mas se você tem questões mais íntimas que precisa conversar de maneira reservada, ou está procurando ajuda para se encontrar só chamar chat ou whatsapp para agendamento.


E aí,


Vamos conversar!?


Amor e paz!


Bjos


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo